Laboratórios Artísticos
Constituído por sessões regulares que serão um espaço de experimentação em grupo, onde se concretizam os jogos e as técnicas do Teatro do Oprimido, em intersecção com a dança e a música, e abordando os temas da cultura imigrante e seus descendentes. Cada sessão é constituída por um jogo (descomprimir e entrar no teatro), um exercício temático e um mini-sketch (dramatização, improviso). O laboratório artístico enquadra a criação de um espetáculo teatral.
Oficinas de Estética do Oprimido
Se trabalha aprofundadamente os temas desenvolvidos no laboratório artístico, com recurso a novos materiais e atividades distintas de duração superior (ex: pinturas, esculturas, poemas, danças, canções, fotografia, preparação de uma exposição). Permitem estimular a criatividade, o pensamento crítico e alcançar novas expressões e resultados artísticos, que irão enriquecer as sessões regulares e a composição do espetáculo teatral.
Espetáculo teatral
Baseado na técnica de teatro fórum, que reúne o trabalho desenvolvido nas atividades da Prática Artística nas Sessões nas Escolas. A apresentação de cenas teatrais pelos alunos é interpelada pelo público (comunidade escolar), que pode verbalizar uma proposta ou subir a palco de forma a resolver de forma criativa um problema do tema da apresentação.
Assembleia de Alunos
É o desdobrar do espetáculo teatral, estimulando a participação cívica e o ativismo do grupo. No espetáculo teatral foram detetados problemas pelos alunos-atores e o público, e que necessitam de uma mudança de crença, regra, norma ou “lei instituída” na comunidade escolar. O público agirá como se estivesse numa assembleia: De forma a conseguir avançar, o que deve mudar? Haverá uma votação em tempo real e uma ata da reunião. Proceder-se-á à decisão do grupo sobre o formato de apresentação da proposta: uma circular, uma reunião com a direção do agrupamento, uma “proposta de lei”, etc.